Mais detalhes estão surgindo sobre o Ford Focus RS de terceira geração-e é provável que seja alimentado por um motor turbo de 2,3 litros ecoBoost que produz até 330bhp.
Falando no lançamento do 247bhp Focus St, engenheiro-chefe do programa para o ST e todos os outros carros de desempenho global, Matthias Ton, afirmou que o motor EcoBoost de 2,0 litros usado pelo ST estava próximo do seu limite de potência sem atualizar significativamente seu sistema de combustível e turbocompressor.
Anúncio – Artigo continua abaixo
Ton confirmou que, se um foco de próxima geração for produzido, é provável que ele use uma versão ajustada do mecanismo EcoBoost de 2,3 litros atualmente em desenvolvimento na América do Norte. Embora destinado a substituir as unidades V6 mais pesadas encontradas nos Ford Mustangs de nível básico nos EUA, esse motor pode ser calibrado para se adequar ao foco mais esportivo RS.
Com 330bhp, o novo motor EcoBoost de 2,3 litros teria 32bhp a mais do que a geração anterior de 301bhp 2,5 litros de cinco cilindros RS e quase tanta energia quanto a edição limitada de 345bhp RS500.
O novo Focus ST foi projetado para ser razoavelmente sutil, mantendo um espaço aberto para um carro de aparência mais extrema com um spoiler frontal que arranha as asfaltos e a asa traseira proeminente. Há também um escopo significativo para atualizar o interior do ST, com mais assentos esportivos do Recaro.
Um diferencial de deslizamento limitado mecânico (não disponível no ST) provavelmente seria padrão no novo RS, tornando -o mais adequado para uso regular na pista.
Freios maiores e suspensão mais rígida também aparecerão. Não se sabe nesta fase se o RS manterá o sistema de compensação de direção de torque do ST e o rack de direção da razão variável ou usará o suporte frontal da Ford RevOknuckle, que apareceu no último RS e foi um sistema mecânico projetado para ajudar a tração e reduzir a direção de torque.
O novo Ford Focus RS deve estar à venda até o final de 2013 com um prêmio substancial ao ST.